Prova Pronta EJA - Módulo I Ensino Médio - Língua Portuguesa
Avaliação de Língua Portuguesa / Atividade Avaliativa
Módulo I - Ensino Médio
Observação: esta atividade também pode ser utilizada em aulas/avaliações da disciplina Letramento de Português em turmas do Ensino Fundamental (para essas turmas, é recomendado analisar a necessidade de adaptação das questões nº 8, 9 e 10).
Avaliação de Língua Portuguesa
Leia os textos I e II para responder às questões 1 a 10.
TEXTO I
A Zebrinha Preocupada
Lúcia Reis
Era uma vez uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana africana. Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinh listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama. Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nenhum problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada. Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava. Até que um dia, a Zebrinha, no meio de um passeio, conheceu uma Girafa muito estranha. Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons. Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas. Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!! - Tremenda besteira! Tremenda bobagem!
– respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada! - Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveu preocupada!
TEXTO II
Zebras são animais herbívoros que fazem parte do gênero Equus, no qual estão também o cavalo, o burro e o asno. Atualmente há três espécies do gênero Equus conhecidas pelo nome de zebra, e todas apresentam um padrão de pelagem característico, com listras brancas e pretas por todo seu corpo. A importância da presença dessas listras para o animal ainda é motivo de muita discussão entre os pesquisadores, sendo uma das hipóteses mais conhecidas e difundidas a de proteção contra predadores. As zebras são animais encontrados em diferentes partes da África.
(https://brasilescola.uol.com.br/animais/zebra.htm)
1. Identifique no texto I:
a) o título do texto
b) o autor do texto
2. Onde vivia a Zebrinha listrada (texto I)?
3. A Zebrinha vivia preocupada e chateada (texto I):
(A) pois tinha listras brancas e pretas.
(B) porque era igual a todas as zebras.
(C) pois suas listras eram diferentes.
(D) porque não tinha listras.
4. Como a Zebrinha ficava quando os outros falavam dela (texto I)?
5. [...] “Como todas as zebras que viviam por lá, ela também tinha listras pretas e listras brancas que parecia um belo pijama.” A palavra sublinhada é um pronome pessoal do caso reto e se refere à (texto I):
(A) girafa.
(B) todas as zebras.
(C) autora.
(D) zebrinha.
6. Podemos dizer que o texto II é:
(A) narrativo, pois conta uma história.
(B) uma fábula, pois tem moral.
(C) uma receita.
(D) um texto informativo, pois apresenta características referentes às zebras.
7. Que característica da zebra aparece no texto I e também no texto II?
(A) sobre a alimentação das zebras.
(B) sobre as espécies de zebras.
(C) sobre as listras das zebras.
(D) sobre a velocidade das zebras.
8. Qual dos textos é literário, o texto I ou o texto II?
9. Analise as afirmativas a seguir que mostram diferenças entre os textos e marque (V) se for VERDADEIRA, e (F) se for FALSA.
( ) O texto I é uma fábula, enquanto o texto II é informativo.
( ) O texto I tem a intenção de transmitir valores morais (respeitar as diferenças), ao passo que o texto II tem a intenção de transmitir informações científicas sobre as zebras.
( ) No texto I a zebra é personificada, ou seja, assume características humanas como pensar, sentir e falar;
( ) Não há diferenças entre os textos. São do mesmo gênero textual e têm a mesma intenção, que é a de convencer o leitor de que as zebras pensam, sentem e falam, assim como nós, humanos.
( ) o texto II pode ser classificado como texto utilitário, ou seja, não literário, mas poderia ser literário pela forma com que se apresenta.
10. “As zebras possuem um comportamento pacato, porém podem atacar quando se sentem em perigo.” A palavra destacada poderia ser substituída sem alterar o sentido do texto por:
( ) mais
( ) mas