Interpretação de texto 3 ano Ensino Fundamental

Atividades de Interpretação de Texto para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Instruções: Leia os textos com atenção e depois responda às perguntas.

Atividade 1: O Mistério do Lápis Sumido

A professora Ana procurava seu lápis vermelho pela sala. Ela já havia olhado na mesa, na gaveta e até debaixo dos livros, mas nada! Os alunos observavam curiosos. De repente, a pequena Laura levantou a mão timidamente e disse:
— Professora, acho que vi seu lápis com o Pedrinho mais cedo. Ele estava desenhando um carro bem bonito com uma cor parecida.
A professora sorriu e perguntou a Pedrinho, que corou um pouco. Ele abriu o estojo e lá estava o lápis vermelho da professora, ao lado de seus outros lápis. Pedrinho pediu desculpas e devolveu o lápis, um pouco envergonhado, explicando que tinha esquecido que pegara o lápis emprestado.
Perguntas:
a) O que a professora Ana estava procurando?
b) Onde a professora já havia procurado o objeto perdido?
c) Quem deu uma pista sobre onde o lápis poderia estar?
d) Por que Pedrinho corou quando a professora perguntou sobre o lápis?
e) O que aconteceu no final da história?

Atividade 2: A Receita Divertida

Biscoitos Mágicos (Ingredientes):

2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
1 ovo
Gotas de alegria (essência de baunilha)
Pó de imaginação (fermento em pó)
Uma pitada de coragem (uma pitada de sal)

Modo de Preparo:

Misture a farinha, o açúcar e a coragem em uma tigela.
Adicione a manteiga e o ovo, mexendo bem.
Coloque as gotas de alegria e o pó de imaginação.
Amasse tudo com as mãos até formar uma massa lisa.
Faça bolinhas e coloque em uma forma untada.
Leve ao forno médio por 20 minutos ou até dourarem.

Sirva com um sorriso!

Perguntas:

a) Que tipo de texto é esse? Qual a sua finalidade principal?
b) Quais são os ingredientes necessários para fazer os Biscoitos Mágicos?
c) O que significam as expressões "Gotas de alegria" e "Pó de imaginação" na receita?
d) Qual o primeiro passo do modo de preparo?
e) Quanto tempo os biscoitos devem ficar no forno?
f) O que se sugere para servir os biscoitos?

Atividade 3: O Carteiro Chegou!

O carteiro Zeca andava pelas ruas da cidade com sua grande bolsa marrom. Ele entregava cartas, contas e alguns pacotes pequenos. Dona Maria recebeu uma carta de sua irmã que mora longe. O senhor João ficou feliz ao receber uma revista nova sobre carros. A pequena Sofia ganhou um cartão postal de sua prima que estava viajando para a praia. O carteiro Zeca sorria a cada entrega, sabendo que levava notícias e alegrias para as pessoas.

Perguntas:

a) Qual era o nome do carteiro?
b) O que o carteiro carregava em sua bolsa?
c) Quem recebeu uma carta de um parente distante?
d) O que o senhor João recebeu? Por que ele ficou feliz?
e) Quem ganhou um cartão postal? De quem era?
f) Por que o carteiro Zeca sorria ao fazer as entregas?

Atividade 4: A Fábula da Cigarra e da Formiga (Adaptação)

Durante o verão, a cigarra cantava alegremente, sem se preocupar com o futuro. A formiga, ao contrário, trabalhava duro, carregando grãos para o seu formigueiro. Quando o inverno chegou, a cigarra não tinha comida e sentia muito frio. Ela foi pedir ajuda à formiga, que estava bem abrigada e com seu estoque cheio. A formiga perguntou à cigarra o que ela fez durante o verão. A cigarra respondeu que cantou. A formiga então disse que, se ela cantou no verão, poderia dançar no inverno.

Perguntas:

a) O que a cigarra fazia durante o verão?
b) O que a formiga fazia enquanto a cigarra cantava?
c) O que aconteceu quando o inverno chegou?
d) Por que a cigarra procurou a formiga?
e) Qual foi a resposta da formiga ao pedido de ajuda da cigarra?
f) Qual a moral dessa fábula?

Atividade 5: O Aviso Importante

AVISO!
Devido a uma manutenção na rede elétrica, a luz será desligada em toda a rua das Flores amanhã, dia 15 de maio, das 8h às 12h. Pedimos a compreensão de todos e sugerimos que tomem as precauções necessárias.
A Direção.

Perguntas:
a) Que tipo de texto é esse? Qual a sua finalidade?
b) Qual o motivo do aviso?
c) Onde a luz será desligada?
d) Em que dia e horário o desligamento acontecerá?
e) O que o aviso pede à população?
f) Quem escreveu esse aviso?

Dicas para o Professor:

Leitura Silenciosa e Oral: Incentive a leitura silenciosa individual e faça também a leitura oral com a turma.
Vocabulário: Trabalhe o vocabulário novo, explicando o significado das palavras.
Inferências: Ajude os alunos a identificar informações que não estão explícitas no texto, perguntando "Por que você acha que...?"
Opinião: Incentive os alunos a expressarem suas opiniões sobre os textos e os personagens.
Reconto: Peça aos alunos para recontarem as histórias com suas próprias palavras, na ordem correta dos acontecimentos.
Conexão com a Realidade: Promova a discussão sobre como as situações dos textos se relacionam com a vida deles.

Postagens mais visitadas deste blog

Prova pronta para o 9º ano (com tirinhas)

PROVA PRONTA 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

EXERCÍCIOS: TERMOS DA ORAÇÃO