Exercícios sobre estrutura do poema: "Versos escritos n’água"
Exercícios relacionados à estrutura do poema "Versos escritos n’água", do escritor representante da primeira geração modernista brasileira, Manuel Bandeira.
VERSOS ESCRITOS N’ÁGUA
Os poucos versos que aí vão,
Em lugar de outros é que os ponho.
Tu que me lês, deixo ao teu sonho
Imaginar como serão.
Neles porás tua tristeza
Ou bem teu júbilo, e, talvez,
Lhes acharás, tu que me lês,
Alguma sombra de beleza...
Quem os ouviu não os amou.
Meus pobres versos comovidos!
Por isso fiquem esquecidos
Onde o mau vento os atirou.
(Cinza das horas, 1917.)
Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/manuel-bandeira/textos-escolhidos
Leia atentamente o poema "VERSOS ESCRITOS N’ÁGUA" de Manuel Bandeira e responda às questões abaixo, escolhendo a única alternativa correta.
1. O poema "VERSOS ESCRITOS N’ÁGUA" é composto por:
(a) dois quartetos e dois tercetos, seguindo a forma do soneto.
(b) três quartetos, com rimas emparelhadas.
(c) três quartetos, com esquema rimático irregular.
(d) três quadras, com versos livres e rimas ocasionais.
2. A predominância da primeira pessoa do singular ("eu", "meu") no poema sugere:
(a) um diálogo direto com um interlocutor específico.
(b) a objetividade e a impessoalidade da mensagem.
(c) a centralidade da voz e da experiência do eu lírico.
(d) uma narrativa em terceira pessoa sobre um poeta.
3. A brevidade dos versos e a concisão das estrofes contribuem para criar um efeito de:
(a) complexidade e profundidade filosófica.
(b) leveza, melancolia e transitoriedade.
(c) grandiosidade e exaltação do tema.
(d) ritmo marcado e musicalidade intensa.
4. O uso da segunda pessoa do singular ("tu", "teu") na primeira e segunda estrofes estabelece uma relação de:
(a) intimidade e envolvimento direto do leitor.
(b) distanciamento e formalidade com o leitor.
(c) generalização e impessoalidade da mensagem.
(d) autoridade e imposição da visão do poeta.
5. A ausência de um esquema rímico regular e de métrica tradicional no poema caracteriza-o como pertencente à estética do:
(a) parnasianismo, com sua busca pela perfeição formal.
(b) simbolismo, com suas sugestões e musicalidade.
(c) modernismo, com sua liberdade formal e expressiva.
(d) romantismo, com sua exaltação da emoção e da subjetividade.
Gabarito:
1. d) três quadras, com versos livres e rimas ocasionais.
2. c) a centralidade da voz e da experiência do eu lírico.
3. b) leveza, melancolia e transitoriedade.
4. a) intimidade e envolvimento direto do leitor.
5. c) modernismo, com sua liberdade formal e expressiva.