Prova Pronta 7º ano - Língua Portuguesa - Gramática e Interpretação de Texto
Conteúdos abordados:
- Gêneros Textuais: Conto (conto indígena); Biografia;
- Gramática: Classe de palavras (adjetivo, preposição e relações de sentido); Frase, oração e período.
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o TEXTO I, conto escrito pelo curumim guarani Jeguaká Mirim, para responder às questões 1 a 5.
TEXTO I
A ÁRVORE QUE FALAVA
Jeguaká Mirim
Certa vez nasceu uma árvore diferente numa aldeia. Essa árvore falava. Numa tarde estava muito calor e ela disse: — Kyringue, xee, aipotá yy. (Crianças, eu quero água.)
Mas ninguém respondeu. Eles olharam uns para os outros e não viram ninguém falando.
Um dos índios, de nome Verá, percebeu que era a árvore que estava dizendo que queria água. Os outros foram embora, mas o Verá ficou ali. Depois foi buscar água e disse para a árvore:
— É você quem está falando?
— Tá, xee ae. (Sim, sou eu.)
Em seguida, a árvore bebeu a água e agradeceu.
O Verá disse que ia trazer água todos os dias para ela, mas que não ia contar para ninguém que conversava com a árvore, porque não iam acreditar. O menino pegou seu pequeno arco e flecha e voltou para sua casa, não contou para ninguém que falou com a árvore.
A partir daquele dia, o Verá passou a levar água todos os dias para a árvore, que nunca mais sentiu sede.
Mas ninguém respondeu. Eles olharam uns para os outros e não viram ninguém falando.
Um dos índios, de nome Verá, percebeu que era a árvore que estava dizendo que queria água. Os outros foram embora, mas o Verá ficou ali. Depois foi buscar água e disse para a árvore:
— É você quem está falando?
— Tá, xee ae. (Sim, sou eu.)
Em seguida, a árvore bebeu a água e agradeceu.
O Verá disse que ia trazer água todos os dias para ela, mas que não ia contar para ninguém que conversava com a árvore, porque não iam acreditar. O menino pegou seu pequeno arco e flecha e voltou para sua casa, não contou para ninguém que falou com a árvore.
A partir daquele dia, o Verá passou a levar água todos os dias para a árvore, que nunca mais sentiu sede.
MIRIM, Jeguaká; MIRIN, Tupã. Contos dos curumins guaranis. Ilustrações de Geraldo Valério. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014.
1. Que situação aconteceu para desencadear a história?
2. Quem são as personagens do conto?
3. Quando aconteceu a história?
4. Onde aconteceu?
5. Que adjetivo foi usado no primeiro parágrafo para caracterizar a árvore? Qual é a importância desse adjetivo logo no início da narrativa?
Leia o TEXTO II para responder as questões 6 e 7.
6. Quanto ao gênero textual, o TEXTO II pode ser classificado como:
(A) Entrevista
(B) Diário
(C) Biografia
(D) Conto
( E) Autobiografia
7. O objetivo desse texto é:
(A) transmitir uma notícia.
(B) contar a história da aldeia Krukutu.
(C) Divertir o leitor.
(D) expor uma opinião
(E) narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa.
8. No trecho: “...Nasceu em 2001, vive na aldeia Krukutu” as preposições grifadas estabelecem, respectivamente, relações de
(A) posse e causa.
(B) origem e oposição.
(C) tempo e causa.
(D) tempo e lugar
(E) modo e finalidade.
9. Nas orações abaixo, sublinhe as preposições e indique as relações de sentido que elas estabelecem entre os termos.
a) Jeguaká Mirim é um escritor de etnia guarani mbyá.
b) Desde cedo se acostumou a viajar com o pai.
c) Viaja para contar suas histórias.
d) Contava histórias sobre a aldeia.
e) As músicas do rapper defendem a causa indígena.
Leia a tirinha do personagem Menino Maluquinho, criado pelo cartunista Ziraldo.
10. É possível afirmar que o humor da tirinha é revelado ao leitor a partir da mudança de conectivos. Copie da tirinha o par de frases que comprova essa afirmação e explique a diferença de sentido produzida pelo uso de cada preposição.
11. Em relação ao conceito de frase, oração e período, julgue os itens a seguir em C (certo) e E (errado) e, em seguida, marque a opção com a sequência correta.
( ) A frase é todo enunciado linguístico (com ou sem verbo) por meio da qual transmitimos nossas ideias.
( ) O enunciado “Bom dia” é classificado como oração.
( ) O período pode ser simples (se formado por só uma oração) ou composto (se formado por mais de uma oração).
( ) O enunciado “Então, o menino pegou seu pequeno arco e flecha” é classificado como período composto.
(A) E, C, E, C
(B) C, C, E, E
(C) C, E, E, C
(D) E, C, C, E
(E) C, E, C, E
12. Releia este trecho: “O menino pegou seu pequeno arco e flecha e voltou para sua casa, não contou para ninguém que falou com a árvore”.
a) Quantas orações há nesse período? Justifique.
b) Esse período é simples ou composto?
a) Quantas orações há nesse período? Justifique.
b) Esse período é simples ou composto?